Bem-vindo
O Centro de Fisioterapia é uma das valências da Casa do Povo de Porto Judeu que visa melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde através do bem-estar físico e mental, educando e promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis para toda a população em geral. Promovemos um serviço prestado exclusivamente por Fisioterapeutas incluindo a avaliação, o diagnóstico, o planeamento, a intervenção e a reavaliação.
O Centro de Fisioterapia da Casa do Povo de Porto Judeu centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas. Temos a finalidade de promover a saúde e a prevenção da doença, da deficiência e da incapacidade, reabilitando indivíduos com disfunções de natureza física e mental com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.
objetivos
Promoção da Saúde e bem-estar dos indivíduos e do público em geral.
Prevenção de diminuições, limitações funcionais, incapacidades em indivíduos em risco de comportamentos alterados do movimento, devidos a fatores relacionados com saúde, sócio económicas ou do estilo de vida.
Intervenção com o fim de restaurar a integridade dos sistemas corporais essenciais ao movimento, maximizando a função e recuperação, minimizando a incapacidade, e dando ênfase à qualidade de vida em indivíduos.
EQUIPA DE FISIOTERAPEUTAS

CARLA RAMOS CARVALHO
FISIOTERAPEUTA

LÍDIA SANTOS NUNES
FISIOTERAPEUTA
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
A Fisioterapia Cardiorrespiratória intervém numa variedade de setores e locais do sistema de saúde (por exemplo: hospitais, centros especializados de reabilitação, centros comunitários, prática privada, ambientes académicos, entre outros), a fim de melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde, a condição física, maximizar a função e educar e promover a adoção de estilos de vida saudáveis das populações. Atua numa rede alargada de condições de saúde que têm impacto sobretudo, nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico.
A Fisioterapia Cardiorrespiratória tem como objetivos:
– Reduzir os sintomas (dispneia, fadiga, tosse, expetoração);
– Manter ou melhorar a tolerância ao exercício;
– Melhorar a funcionalidade (i.e., através do treino das atividades diárias);
– Manter ou melhorar o nível de atividade física;
– Melhorar a eficiência da ventilação e reduzir o trabalho respiratório;
– Apoiar o desmame da ventilação mecânica e a ventilação não-invasiva;
– Mobilizar e ajudar a remover secreções;
– Treinar/capacitar os doentes para a adoção de comportamentos saudáveis;
– Aumentar a autoeficácia na gestão da doença;
– Reduzir a ansiedade e depressão relacionada com o impacto da doença cardiorrespiratória;
– Reduzir a dor torácica.
A Fisioterapia Músculo-Esquelética é a área de intervenção dos fisioterapeutas que visa a prevenção e tratamento de problemas com origem no sistema neuro-músculo-esquelético.
A Fisioterapia Músculo-Esquelética tem como objetivo ajudar as pessoas a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos através de um raciocínio clínico próprio e técnicas de avaliação/tratamento específicas baseadas no melhor conhecimento científico.
O seu campo de atuação é abrangente, intervindo nos vários níveis de cuidados de saúde, num amplo número de condições de saúde e em pessoas de todas as idades, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde dos indivíduos e população.
A Fisioterapia Ortopédica é uma especialização da fisioterapia destinada a identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas esferas da promoção, prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação. A fisioterapia ajuda na redução da dor, restaura a mobilidade e flexibilidade, aumenta a amplitude de movimento das articulações, fortalece os músculos e ajuda a manter a postura correta do corpo. Esta especialização é centrada no tratamento e prevenção de lesões relacionadas aos ossos, articulações, tendões, ligamentos e músculos.
A Fisioterapia Neurológica atua no tratamento de pacientes com distúrbios do movimento, controlo postural e função decorrentes de uma condição neurológica. Estas condições manifestam-se, frequentemente, como fraqueza muscular, desequilíbrio, alterações sensoriais, perda de capacidade funcional, tremores e movimento descoordenado.
No Centro de Fisioterapia da Casa do Povo de Porto Judeu, reabilitamos indivíduos com sequelas de condições que frequentemente afetam o Sistema Nervoso, tais como:
– Acidente Vascular Cerebral (AVC);
– Doença de Parkinson (DP);
– Traumatismo crânio-encefálico (TCE);
– Esclerose Múltipla (EM);
– Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
– Doenças neuromusculares;
– Lesões vertebro-medulares (LVM).
A Fisioterapia Reumatológica visa promover a qualidade de vida em pessoas com doenças reumatológicas, ou seja, com doenças crónicas ou degenerativas, tais como:
– Artrose;
– Fibromialgia;
– Artrite reumatoide;
– Osteoporose;
– Patologias articulares tais como: tendinites, bursites, tenossinovites, miosites, fasceítes, fibroses, etc;
– Poliomiosite;
– Lupos eritematoso sistémico;
– Espondilartrite anquilosante.
A Fisioterapia Geriátrica é a área da fisioterapia que tem como objetivo a promoção, manutenção e recuperação da saúde específica do idoso. Como consequência das principais alterações biológicas ocorridas pelo processo de envelhecimento – a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, perda da força muscular, perda da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio, da mobilidade articular – os idosos ficam mais vulneráveis às quedas que são a principal causa de complicações e podem ser fatais.
A Fisioterapia Geriátrica baseia-se na prevenção, melhorando a força muscular, o equilíbrio, a propriocepção, a coordenação motora e deve estar aliada com orientações aos pacientes e familiares sobre possíveis adaptações a efetuar no domicílio, como a fixação de tapetes, a instalação de faixas antiderrapantes ou de barras de suporte.
A Fisioterapia Pediátrica, como o próprio nome indica, é uma especialização da Fisioterapia na qual o fisioterapeuta centra a sua atenção na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições clínicas que afetam pessoas dos 0 aos 18 anos: bebés, recém-nascidos, crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
A Fisioterapia Pediátrica é indicada em que situações?
A Fisioterapia Pediátrica está indicada no tratamento de problemas congénitos e síndromes como:
– Patologia osteoarticular (pé boto, luxação congénita/displasia da anca, Osgood-Schlatter, …);
– Torcicolo congénito/adquirido;
– Patologia neurológica pediátrica (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Doenças genéticas e metabólicas…).
Está também indicada em situações que incluem os seguintes sintomas e condições específicas:
– Dores (localizadas e generalizadas);
– Alterações posturais como pés “chatos”/planos, joelhos “curvados”/varos, joelhos “para dentro”/valgos, aumento curvatura da coluna/hiperlordose ou hipercifose, escoliose, etc;
– Sequelas de traumatismos, fraturas, acidentes, lesões desportivas, cirurgias, etc;
– Disfunções da articulação temporomandibular/ATM;
– Sequelas de infeções respiratórias, bronquiolites, asma, bronquite, pneumonia, atelectasia;
– Sequelas de infeções urinárias, incontinência urinária e/ou fecal, enurese noturna;
– Lesão do plexo braquial, paralisia facial;
– Atraso de desenvolvimento motor: normalmente com 6 meses de idade, a posição sentada deveria ser uma competência motora adquirida, pelo que se não tem, beneficia de Fisioterapia Pediátrica;
– Prematuridade da criança.
Porquê recorrer à Fisioterapia Pediátrica?
São diversas as razões que podem levar os pais a levarem os seus filhos a uma consulta de Fisioterapia Pediátrica:
– Prevenir agravamentos e tratar quadros instalados de doenças motoras, respiratórias, entre outras;
– Fomentar o desenvolvimento de diversas capacidades motoras, aproveitando o facto de que na faixa etária dos 0-18 anos as estruturas corporais estão ainda em pleno desenvolvimento, sendo por isso mais suscetíveis de se adaptar aos eventos traumáticos e/ou patologias que se vão manifestando. Assim, de forma a aproveitar a maior plasticidade de toda a estrutura, a avaliação e intervenção precoce com a Fisioterapia Pediátrica são essenciais no controlo das repercussões futuras das disfunções ou alterações identificadas.
Quais os benefícios da Fisioterapia Pediátrica?
São vários os benefícios que a Fisioterapia Pediátrica pode proporcionar tais como:
Eliminar e prevenir quadros de dor aguda e crónica;
Contribuir para o desenvolvimento e potenciação de um movimento funcional do corpo que é essencial para o que significa ser saudável, evitando a propagação de consequências mais graves na vida adulta;
Elevar os níveis de qualidade de vida e saúde;
Contribuir para uma maior eficiência na realização das tarefas do dia-a-dia, seja na vertente lúdica, desportiva ou preparação para a vida profissional.
Ao longo da história, muitas culturas relatam que a massagem infantil representa um marco importante na relação entre os progenitores e o bebé.
Ao participarem nestas sessões, os pais aprendem a massajar e a estimular o seu bebé nas várias etapas do desenvolvimento psicomotor, criando momentos de partilha mediados pela experiência profissional da fisioterapeuta especializada nesta área.
Vantagens da Massagem Infantil:
– Reduzir a resposta ao stress, acalmando o bebé;
– Aliviar as cólicas;
– Facilitar o sono do bebé;
– Facilitar a circulação;
– Equilibrar o sistema imunitário;
– Promover o desenvolvimento cognitivo;
– Favorecer a libertação da hormona de crescimento;
– Aumentar o vínculo pais/educadores/bebés.
No Centro de Fisioterapia da Casa do Povo de Porto Judeu, recomendamos a Massagem Infantil a bebés com idades compreendidas entre 1 mês e 18 meses, com frequência semanal.
A Massagem de Relaxamento promove a flexibilidade e o aporte sanguíneo para as células, bem como sensação de bem-estar e tranquilidade. Este tipo de massagem ajuda a diminuir os quadros de ansiedade e stress, podendo ter bons resultados em dores leves. O aumento da circulação sanguínea vai promover o fluxo de nutrientes para as células do organismo, remove toxinas prejudiciais ao organismo, para além promover o alívio da dor e facilitar a função muscular.
A Drenagem Linfática Manual é um tratamento suave e rítmico de massagem corporal, que deve ser realizado por um fisioterapeuta especializado. Tem como objetivo estimular a circulação da linfa em qualquer parte do corpo, ajudando a acelerar a remoção de resíduos e toxinas.
A drenagem linfática ajuda na prevenção e tratamento do edema após lesão ou cirurgia e também se encontra associada à estética.
Indicado para:
– Edemas pré ou pós-cirúrgicos;
– Linfedema;
– Doença Venosa Crónica;
– Tratamento pós-mastectomia ou cancro da mama;
– Fibromialgia e lúpus;
– Membros inferiores ou superiores inchados devido a retenção de líquidos;
– Acumulação de gordura;
– Celulite.
A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma área de intervenção dos fisioterapeutas que lhes permite intervir em diferentes populações, femininas e masculinas, ao longo do ciclo de vida.
O Fisioterapeuta pode prestar cuidados, individuais ou de grupo, na gravidez; pós-parto; incontinência urinária e fecal feminina, masculina e nas crianças; condições cirúrgicas da mama e uroginecológicas; Condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, pós-parto e menopausa; Disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico no homem e na mulher.
Este atua no campo da promoção da saúde, prevenção da doença e na reabilitação das diferentes condições clínicas, assim como na educação dos diferentes profissionais de saúde e da comunidade em geral, baseando a sua intervenção na melhor evidência científica.
Apesar do que o nome indica, esta área da Fisioterapia incide na promoção da saúde, prevenção da doença e recuperação de diversas condições clinicas presentes tanto nas populações feminina como masculina. São exemplos: a gravidez, pós-parto, menopausa, disfunção sexual e incontinência urinária/fecal no homem e mulher.
O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício terapêutico utilizado pelos Fisioterapeutas, com o objetivo de auxiliar na reabilitação e prevenção de lesões. É uma atividade baseada no Pilates Fitness ou Tradicional, que assenta em 8 princípios básicos: a respiração, a concentração, o alinhamento corporal, a centralização, o controlo motor, a fluidez de movimentos, o isolamento integrado e a endurance.
Está comprovado que o Pilates Clínico quando praticado regularmente, sem a ocorrência de compensações e com uma progressão adequada, oferece inúmeros benefícios, tais como:
– Prevenção e reeducação da biomecânica corporal, através de movimentos globais e ergonómicos;
– Desenvolvimento do equilíbrio, da harmonia e da economia nos gestos, nas posturas e na execução dos movimentos;
– Reeducação dos músculos estabilizadores da região lombar e cervical;
– Alívio da dor articular e muscular;
– Correção postural;
– Aumento da força e resistência muscular;
– Aumento da flexibilidade;
– Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões;
– Diminuição do stress;
– Melhoria de toda a capacidade funcional e da execução das atividades da vida diária;
– Melhoria do estado de saúde e bem-estar geral.
serviços extra

Domicílio

Ginásio

Transporte

Avaliação Grátis
parcerias


preçário
Centro de Fisioterapia CPPJ – 30 euros por sessão
Domicílio – 35 euros por sessão
Os SÓCIOS da Casa do Povo de Porto Judeu têm um DESCONTO de 10% por sessão única e de 15% quando superior a 5 sessões.
contactos e horários
contactos
295 905 675
Caminho da Esperança nº138, 9700-368 Vila de Porto Judeu.
horários
Horário de Atendimento:
Segunda a quinta feira das 08h30 às 17h30;
Sexta feira das 08h30 às 16h30;
Interrupção para almoço das 12:00h às 13:00h.
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta feira das 09h00 às 17h00;
Interrupção para almoço das 12:00h às 13:00h.
Caminho da Esperança nr.º 138, 9700-368 Vila de Porto Judeu